A APFF, S.A. assinala, a 28 e 30 de Outubro, o 53.º aniversário da inauguração dos molhes do Porto da Figueira da Foz.
O lançamento de um livro e a realização de uma conferência integram um programa que ficará também marcado pela presença significativa de crianças nas instalações portuárias.
A 28 de Outubro, pelas 10:30, vai proceder-se, no Auditório do Museu Municipal da Figueira da Foz ao lançamento do livro “Poucas palavras, Tanto Mar”, edição da “Associação Cultural Flagrante título”.
As comemorações prosseguem quarta-feira, dia 30. A tarde está reservada à Conferência “Os Desafios da Exportação”. A decorrer no Auditório da sede da APFF, o evento, organizado pela pelo Jornal Região de Leiria em parceria com a Comunidade Portuária da Figueira da Foz e a Administração do Porto da Figueira da Foz, tem o apoio da Agência Intermodal Portugal (APTMCD). Inscrições obrigatórias.
A manhã, essa está reservada ao Projecto “A Escola Vai ao Porto”, iniciativa em que participam 200 alunos dos 4º e 6º anos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Figueira.
Os mais pequeninos (4.º ano) vão passar a manhã de máquina em punho, registando em imagens o pulsar dos terminais comerciais, assim como o interior de um navio aberto à sua peculiar curiosidade.
Os trabalhos integrarão mais um Concurso de Fotografia promovida pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) e da Comunidade Portuária (CPFF). Em meados de Novembro as imagens serão expostas Mercado Municipal Engenheiro Silva, com cerimónia de entrega de prémio à melhor fotografia.
Já os alunos do 6.º ano participarão, também durante a manhã, em várias actividades destinadas a promover temáticas ligadas à Economia Azul, três delas organizadas pela Marefoz e uma Capitania do Porto da Figueira da Foz e Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
“Uma Aventura na Marina”, “Olha o Peixe Fresquinho”, “O Oceano é uma Grande Casa” e “Salva a Vida – Mini-Curso de Suporte Básico de Vida” são as actividades previstas, a decorrerem, respectivamente, na Marina, Mercado, Sede da APFF e instalações do ISN.
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, MAREFOZ, Capitania do Porto da Figueira da Foz/ISN e DOCAPESCA apoiam esta jornada matinal, em sintonia com o relevante trabalho que as direcções dos agrupamentos escolares têm realizado, nos últimos anos, em prol da literacia marítima.
Esforços que contam com a participação activa do Porto da Figueira da Foz, que desde o início de Setembro do corrente ano passou a integrar a Rede Nacional de Parceiros da Escola Azul.