FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 Forte e Edifício-Sede da APFF

Forte e Edifício-Sede da APFF
SLIDESHOW



VEJA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
«Creoula» na Figueira da Foz

A APFF disponibiliza no FLICKR álbum com 111 fotografias reportando a presença do Navio de Treino de Mar “Creoula” no Porto da Figueira da Foz, de 7 a 9 de Julho de 2017.
O navio trazia a bordo alunos de vários pontos do país, para assistirem ao festival de música eletrónica RFM SOMNII, bilhetes oferecidos pelo promotor do evento. Esteve aberto a visitas durante a permanência na cidade.

O Navio de Treino de Mar Creoula é operado pela Marinha com o objetivo de proporcionar experiência e contacto com o mar à generalidade da população nacional, podendo qualquer organização submeter propostas para embarcar no navio.

FOTOGRAFIAS PARA VER AQUI



O NTM Creoula tem como missão proporcionar aos jovens o contacto com o mar e a experiência de uma vida de bordo. Todos os anos, habitualmente entre maio e finais de setembro, o Creoula realiza cruzeiros com duração e trajetos variáveis, podendo ocupar um fim-de-semana ou alguns dias de navegação.

Durante o embarque, os jovens instruendos conhecem uma plena integração na vida de bordo, experimentando desde as tarefas de um velejador profissional – içar velas, marear o pano, fazer navegação, leme, vigia -, até ao trabalho na casa das máquinas e na cozinha de bordo, não esquecendo a baldeação do navio e as limpezas diárias.

O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de maio e efetuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis.

As obras-vivas a vante, com particular destaque para a roda da proa, tiveram construção reforçada uma vez que o navio iria navegar nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.

Em 1979 o Creoula foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca.

Na primeira docagem levada a efeito, verificou-se que o seu casco se encontrava em ótimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar. Para tal, a zona de meio navio, onde ficava o porão de peixe, foi redimensionada a aproveitada para as cobertas de instruendos, camarotes e câmara de sargentos, refeitório das praças e instruendos, casas de banho e estação tratadora de esgotos. Em 1992 o navio sofreu algumas alterações na zona de meio navio, de que se destaca o aproveitamento duma das cobertas de instruendos em benefício de um espaço que funciona como biblioteca e sala de aulas.

Saber mais sobre o NTM Creoula aqui:
http://creoula.marinha.pt/pt
 




Data: 2017-07-09

feed
mapa
Publicidade