FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 «Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz
SLIDESHOW



ORGANIZAÇÃO DA «MENTOR»
Primeira etapa do II Circuito Optimist do Mondego

A Mentor realizou no dia 1 de Março a primeira etapa do II Circuito Optimist do Mondego no campo de regatas da Figueira da Foz. Esta prova de vela, que contou com a participação de clubes de Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz, insere-se na dinâmica que a Mentor tem procurado imprimir na vela de formação a nível regional aproveitando as magníficas condições que o estuário do Mondego oferece. O objectivo consiste em criar sinergias entre os vários clubes de vela da região Centro para melhorar o desempenho de todos os velejadores, em especial daqueles cujo percurso na vela de competição ainda é curto. A sua presença regular nestas provas locais com atletas mais experientes, num ambiente controlado que o formato “Club Race” permite, tem um efeito “dominó” que acelera a sua evolução, fazendo com que a vela regional aumente as suas potencialidades.

As condições de vento fraco, com cerca de 5 nós de intensidade, soprando de sudoeste com oscilações, obrigaram os velejadores da frota a aplicar os seus conhecimentos técnicos para se superiorizarem aos concorrentes que teimavam em acertar no “salto de vento”, conseguindo uma vantagem importante. Apesar das condições de chuva e de pouco vento, foi possível à comissão de prova levar a cabo 5 regatas bastante competitivas.

Numa frota de 11 barcos, onde a Mentor esteve representada por 4 velejadores, o Clube do Mar de Coimbra (CMC) por 4 velejadores e o Clube Náutico da Boca da Barra (CNBB) por 3 velejadores, a classificação foi bastante repartida. No pódium, o jovem José Miguel Oliveira (CMC) arrecadou a 1ª posição com 6 pontos, seguido do Tomás Oliveira (CMC) também com 6 pontos e do Guilherme Coelho (Mentor) com 9 pontos. Os atletas da Mentor estiveram em grande destaque, dada a sua falta de experiência em regatas, com Tomás Fernandes a finalizar em 5º lugar, Hugo Alçada em 8º lugar (o mais jovem velejador em prova, com apenas 7 anos de idade) e Duarte Lapa em 9º lugar (prejudicado por uma avaria no seu Optimist). O comportamento dos restantes velejadores do CMC e do CNBB foi igualmente de registar, atendendo à sua juventude e falta de experiência.

No convívio final, a organização fez um balanço positivo da prova, considerando atingido o seu objetivo já que estes jovens voltarão mais experientes para a segunda etapa, a realizar a 21 de março com a expectativa de conseguir reunir ainda mais clubes e velejadores.
 




Data: 2015-03-09

feed
mapa