FacebookTwitteryoutubeSlideshareAPP
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Sede da APFF - Porto da Figueira da Foz

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #3

Sobrevoando o Porto da Figueira da Foz #2

Porto da Figueira da Foz em movimento #1

Porto da Figueira da Foz em movimento #2

Porto da Figueira da Foz #Crepúsculo [VÍDEO-FOTO]

Inauguração do Prolongamento do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz (5)

Regata dos Portos do Centro 2011 - Figueira da Foz (2)

Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego - José Luís Cacho

Dia Mundial do Mar na Figueira da Foz - 2010 (6)


METEO
Tempo Figueira da Foz
TWITTER
LINKS




FOTOS

 «Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz

«Sta. Maria Manuela» na Figueira da Foz
SLIDESHOW



REPORTAGEM TSF
Exportações crescem nos portos da Figueira da Foz e de Aveiro

Os portos marítimos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram um aumento significativo do número de exportações em 2014. O balanço é feito pela administração dos dois portos, que contabilizou mais 10% nas exportações a partir da Figueira e mais 14% a partir de Aveiro. Também no "bolo" total de movimentações de carga, 2014 fechou em crescimento.

REPORTAGEM DA TSF PARA OUVIR AQUI

É aos investimentos que têm sido feitos na última década que o administrador José Luís Cacho vai ancorar a justificação para os números apresentados. 50 milhões de euros investidos no porto da Figueira e perto de 200 milhões no de Aveiro permitiram a captação de novos clientes e de mais cargas.

«A melhoria permite trazer navios de maior comprimento e captar mais cargas, mas há ainda a considerar o enquadramento económico da região onde estamos integrados, que sendo a região que mais exporta no país, é favorável a este crescimento», adianta.

Juntos, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz exportam praticamente seis milhões de toneladas de mercadorias. Cerca de 60% do tráfego total. «Em 2009, as exportações representavam 50%. Nestes últimos cinco anos têm vindo a aumentar, mais na Figueira porque é maior a vocação exportadora, uma vez que Aveiro importa muita matéria-prima».

Em Aveiro, existe uma história antes e depois da ligação ferroviária ao porto marítimo concretizada em 2012. Depois de criado o acesso do comboio ao porto «permitiu-nos, por exemplo, fazer cargas para Madrid, o que no passado não era possível».

25% das mercadorias que chegam ao porto de Aveiro para exportar já vêm de comboio. A administração espera que as exportações naveguem para números ainda mais interessantes, com a eletrificação do ramal prevista para julho do próximo ano.




Data: 2015-02-11

feed
mapa