O Dia do Porto da Figueira da Foz, com comemorações iniciadas a 28 de Outubro e encerramento previsto para meados de Novembro, foi também assinalado pela edição especial de suplemento publicado pelo "Diário de Coimbra".
O trabalho “O Porto da Figueira da Foz: onde o passado conta e o futuro desafia”, de Olinda Rio, foi apresentado sexta-feira. “Escolhi o porto da Figueira da Foz porque é uma estrutura com relevância económica e social”, acrescentou Olinda Rio, destacando que o trabalho foi elaborado no âmbito do seu doutoramento em Estudos Europeus.
Decorre, a 2 de Maio, a apresentação pública da obra da autoria de Olinda Martinho Rio, intitulada “O Porto da Figueira da Foz: onde o passado conta e o futuro desafia”.
Com início previsto para as 17:00, a sessão realiza-se no Auditório do Porto da Figueira da Foz, seguindo-se um cocktail.
É um homem de mar e de lugares com quatro estações. Já correu o mundo quase todo, mas regressa sempre à Figueira da Foz. Diz que é um local “mágico”, onde por vezes há a luz do Sul, noutras ocasiões o nevoeiro do Norte.
Não é monótono, pelo contrário: Gonçalo Cadilhe já fez muitas viagens lá, entre Buarcos, o Cabo Mondego e a serra da Boa Viagem.