Decorreu nos dias 15 e 16 a Taça Lugrade 2019 - Campeonato Regional Norte de ANC e 9.º Troféu de Vela de Cruzeiro do Clube do Mar de Coimbra. A prova decorreu na Baía Oceânica da Figueira da Foz e contou com a presença de 14 embarcações e cerca de 60 velejadores, em representação de oito clubes da zona Norte.
A Marina de Recreio da Figueira da Foz acolhe, desde dia 15, os veleiros da regata ARC Portugal, iates ingleses que escalam anualmente a Marina, vindos de Southampton (Reino Unido).
A organização da prova pertence ao World Cruising Club, tendo Lagos, no Algarve, como destino final.
O Conselho de Administração da APFF reuniu, esta quinta-feira, 6 de Junho, com a direcção da SOS Cabedelo. No encontro, considerado profícuo por ambas as partes, foram abordadas questões relativas à protecção costeira, tendo sido reiterado o compromisso de um trabalho conjunto.
A SOS Cabedelo fez-se representar pelo campeão nacional de longboard Eurico Gonçalves e pelo arquitecto e surfista amador Miguel Figueira, ambos fundadores da associação.
Realizou-se recentemente a VI Regata Internacional de Fundo do Centro de Mar, em Viana do Castelo, organizada por VRL – Viana Remadores do Lima, que contou com a participação de 14 Clubes de Portugal, Espanha, Itália, França e Reino Unido e aproximadamente 250 Atletas.
A regata é constituída por uma primeira prova de sensivelmente 500 metros, que se realiza no sábado e por uma outra de 6,5 Km, no domingo.
A Federação Portuguesa de Remo aprovou a candidatura do Ginásio para organizar em 14 de Julho a final da Taça de Portugal da modalidade.
Prova introduzida no calendário federativo por decisão do congresso Nacional realizado na Figueira da Foz em 1985, a Taça de Portugal disputou-se em 2003 e 2005 na Fontela e regressa 14 anos depois, novamente com organização do Ginásio.
Início de época promissor para os jovens remadores do Ginásio Litocar, com cinco vitórias e um total de dez pódios nas primeiras regatas do Torneio de Escolas da Associação da Beira Litoral, na Barrinha da Praia de Mira.
A implementação de um projeto que vai permitir surfar à noite no Cabedelo agrada aos surfistas, que dizem que pode aumentar o interesse nacional, mas também internacional, por aquela praia da Figueira da Foz.
O sonho de se surfar à noite na praia do Cabedelo era antigo e está mais próximo de se concretizar, depois de o município ter apresentado o projeto de intervenção para o local, que inclui a iluminação para permitir a prática da modalidade depois de o sol se pôr.
Divulgamos o Anúncio de Regata, Boletim de Inscrição do 8º Troféu de Vela de Cruzeiro - TAÇA LUGRADE 2018 / Campeonato Regional Norte ANC, que foi adiado para os dias 7 e 8 de Julho e que vai ter lugar na Baía Oceânica da Figueira da Foz.
Além da LUGRADE, a prova conta com diversos apoios destacando-se o PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ e BETTERTECH.
Na pista de remo em Montemor-o-Velho decorreu a 5.ª fase de testes nacionais com vista à constituição das equipas que irão representar Portugal na selecção nacional de remo.
O remo da Naval foi representado por 3 atletas (1 júnior feminina e 2 juniores masculinos) num total de 45.
O teste consistiu em regatas de 2000 m em Skiff e os resultados obtidos, a par com os outros de testes anteriores, contribuem para seleccionar um conjunto de atletas bastante reduzido.
A terceira e última etapa do Circuito Nacional de Remo Indoor, realizada no Cacém, proporcionou quatro triunfos aos remadores do Ginásio Litocar.
Matilde Pereira (iniciadas), Jaime Gomes (juvenis), Vitor Faria (50-54 anos) e Mark Alloway (60-64 anos), subiram ao lugar mais alto do pódio.
As ondas do Cabo Mondego, entre a Murtinheira e o Cabedelo, foram reconhecidas como ondas com especial valor para a prática dos desportos de deslize – Nível I, com a entrada em vigor do Programa da Orla Costeira (POC) Ovar – Marinha Grande, publicado dia 10 de Agosto, em Diário da República.
Depois de ser conhecida a data oficial do 7.º Congresso Nacional de Remo, a realizar na Figueira da Foz, a 11 e 12 de Março, a comissão executiva e local desta organização reuniu no Stella Maris, em Buarcos, para começar a ultimar o programa referente a esta organização, que deverá trazer até à cidade da Figueira da Foz mais de uma centena de participantes.
Centena e meia de pessoas estiveram no Centro Náutico da Fontela, para participarem na já tradicional Festa dos Reis do Remo.
Após a Regata das Famílias – 12 tripulações constituídas por membros da mesma família a disputarem quatro provas de double e quadri-scull – teve lugar o baptismo da embarcação de apoio “Nossa Senhora da Guia”, do qual se encarregou o P.e Carlos Noronha Lopes, Presidente da Fundação que a ofereceu ao Ginásio.
Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Ericeira unem-se e organizam o primeiro Circuito Regional de Bodyboard do Centro com o apoio da Federação Portuguesa de Surf. Atletas de todo o país terão o prazer de surfar as ONDAS DE LUXO que esta região proporciona.
A Secção de Natação do Ginásio Clube Figueirense realizou sábado, dia 13, o Festival das Escolas, com a presença de nove dezenas de jovens nadadores, acompanhados pelos pais. Os alunos do Grupo A realizaram um circuito de habilidades relacionadas com a adaptação ao meio aquático, principal objetivo deste Grupo.
A Mentor realizou no dia 1 de Março a primeira etapa do II Circuito Optimist do Mondego no campo de regatas da Figueira da Foz. Esta prova de vela, que contou com a participação de clubes de Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz, insere-se na dinâmica que a Mentor tem procurado imprimir na vela de formação a nível regional aproveitando as magníficas condições que o estuário do Mondego oferece.
O Clube do Mar de Coimbra tem presença habitual em Vilamoura desde há várias edições desta prova internacional. Destaque-se que em Laser 4.7 o Clube do Mar apresentou a par com o Clube Naval de Cascais a frota mais numerosa (6 velejadores), demonstrando claramente todo o esforço que o Clube investe na formação de vela para as classes infantil e juvenil.
O Ginásio Clube Figueirense esteve presente no Campeonato Regional de Clubes de Infantis e Absolutos, realizado em Coimbra, conseguindo um excelente 3º lugar colectivo em absolutos femininos e um 5º lugar colectivo em infantis femininos.
No passado fim de semana, a Mentor promoveu o seu primeiro estágio de Natal destinado aos seus velejadores dos escalões de formação (Mentor Kids). Sara Reis, velejadora experiente (campeã nacional feminina em 2008) e treinadora da escola de vela Optimists do Clube de Vela da Costa Nova (clube que formou o campeão olímpico Nuno Barreto), coordenou este estágio de dois dias, coadjuvada pelo treinador da Mentor Vasco Justino.
No último fim de semana de Setembro, a Academia Mentor organizou a quarta e ultima etapa do 1º Circuito Optimist do Mondego. Este circuito inovador teve como grande objetivo ativar sinergias entre as várias entidades que promovem o desporto da vela na sua vertente mais jovem, a classe Optimist, dirigida a crianças dos 6 aos 15 anos.