O laboratório Marefoz coordena um projecto nacional sobre monitorização geral dos sistemas costeiros, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e diversos centros de investigação portugueses. Trata-se de um estudo que tem como finalidade a aplicação de directivas da União Europeia
Ana Paula Vitorino presidiu à cerimónia de descerramento da placa da Incubadora do Mar & da Indústria, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (EEFF). Não se tratou de um mero acto simbólico, já que marcou a adesão da Universidade de Coimbra (UC) à parceria que há 11 anos era constituída pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e pela Câmara da Figueira da Foz.
O Marefoz é um laboratório que criou um novo ecossistema na incubadora de empresas e está a transferir conhecimento para a economia local. João Marques é o seu responsável. Leia a entrevista.
A Ministra do Mar esteve esta sexta-feira, 15 de Janeiro, na inauguração do Marefoz, um centro científico. Ana Paula Vitorino defendeu que o êxito da economia do mar passa pela colaboração entre três tipos de protagonistas.
O evento contou, entre outras personalidades, com a presença de João Pedro Braga da Cruz e Luís Leal, respectivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da APFF (Porto da Figueira da Foz).
Será na presença da ministra do Mar, do secretário de Estado das Pescas e do eurodeputado Ricardo Serrão Santos que será inaugurado, sexta-feira (dia 15), pelas 17h00, na Figueira da Foz, o MAREFOZ, que constitui um laboratório avançado do Pólo de Coimbra do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), unidade de I&D associada do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) daquela Universidade.
Um estudo pioneiro a nível internacional, realizado por uma equipa de investigadores dos Centros de Estudos Farmacêuticos (CEF) e de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), determinou o teor de dioxinas presente na cadeia trófica (alimentar) estuarina.